As redes sociais são um ótimo lugar para um individuo se conectar, partilhar e aprender.
No entanto, garantir que as configurações de privacidade existentes nas redes sociais estejam adequadas ao gosto de cada um, não é a única forma de um indivíduo se proteger. O facto é que, depois de se publicar qualquer coisa online, perde-se o controlo sobre o post.
Como tal, é importante perceber o tipo de informação que as redes sociais recolhem e saber como essas informações estão a ser utiliadas.
De seguida, apresentam-se alguns dos itens de privacidade a analisar para quem pretende utilizar as redes sociais, de forma mais segura:
- Configurações de privacidade: configure e reveja periodicamente as configurações de privacidade de todas as suas contas de redes sociais.
- Partilha de informações: se um serviço é “gratuito“, então você é o produto. As investigações recentes descobriram que aquilo que uma pessoa faz online pode ser vendido a outras pessoas.
- Inteligência artificial: IA, redes sociais e marketing são a combinação perfeita. Atualmente, os profissionais de marketing usam as informações recolhidas dos seus hábitos on-line para alimentar anúncios focados na sua última pesquisa ou compra e, assim, vão continuando a aprender ainda mais sobre você.
- Divulgação não intencional: as informações que o individuo publica sobre ele mesmo podem revelar grande parte do seu histórico pessoal e, como tal, permitir descobrir as respostas às perguntas de segurança de acesso a contas on-line.